segunda-feira, 23 de abril de 2007

Volver a los 17

Esse bolg ate' parece de cinefilo, mas eu realmente estou redescobrindo a forca da setima arte. Outro dia finalmente assisti Volver, e compreendi porque o Almodovar e' apaixonado pela Penelope Cruz. Para ser sincero eu nao me simpatizava muito com o trabalho da atriz, mas sua atuacao nesse filme me arrepiou. E' claro que isso se deve em grande parte a direcao, especialmente quando o diretor possui uma interessante forma de enquadrar os personagens em sua camera indiscreta, realcando suas sutilezas, indo pelo "caminho mais dificil, olhos nos olhos da meduza" . Alias, todo cliche no filme ganha uma nova forca, como se justificado sua existencia.

Esses dias andei pensando sobre quando comecei a dancar ainda crianca, como fui facinado por isso, e como era incapaz de permanecer em qualquer coisa por muito tempo. Aqui vai uma historinha baranga:
Em Belo Horizonte, ainda no Ensino Medio, tinha um colega esquisito que fazia canto lirico desde crianca e nao se incomodava em se apresentar para todos os alunos, professores e padres do nosso colegio jesuita. Eu ja nao dancava mais, e queria longe de mim qualquer manifestacao artistica vinda de colegas de sala. Sua persistencia, no entanto, nao via barreiras, e nessa extravagancia ele acabou sendo convidado para ir ao programa do Jo. Dentre as varias perguntas descartaveis o apresentador atacou: Seus amigos lhe respeitam? "Alguns me chamam de veadinho, mas eu nao ligo". Nessa hora, eu que assistia de casa, soltava um riso de deboche, e alguns dias depois fiquei sabendo que a resposta foi exatamente para mim.
Bem, esse mundo da' volta, hoje voltei para a danca, eu e o Marcio viramos grandes amigos e ele continua estudando canto, so' que na Franca.
Valeu pela amizade e tolerancia!!!!!!!


Volver a los diecisiete
composição: Violeta Parra

Volver a los diecisiete después de vivir un siglo
Es como descifrar signos sin ser sabio competente,
Volver a ser de repente tan frágil como un segundo
Volver a sentir profundo como un niño frente a dios
Eso es lo que siento yo en este instante fecundo.

Se va enredando, enredando
Como en el muro la hiedra
Y va brotando, brotando
Como el musguito en la piedra
Como el musguito en la piedra, ay si, si, si....

Mi paso retrocedido cuando el de usted es avance
El arca de las alianzas ha penetrado en mi nido
Con todo su colorido se ha paseado por mis venas
Y hasta la dura cadena con que nos ata el destino
Es como un diamante fino que alumbra mi alma serena.

Lo que puede el sentimiento no lo ha podido el saber
Ni el más claro proceder, ni el más ancho pensamiento
Todo lo cambia al momento cual mago condescendiente
Nos aleja dulcemente de rencores y violencias
Solo el amor con su ciencia nos vuelve tan inocentes.

El amor es torbellino de pureza original
Hasta el feroz animal susurra su dulce trino
Detiene a los peregrinos, libera a los prisioneros,
El amor con sus esmeros al viejo lo vuelve niño
Y al malo sólo el cariño lo vuelve puro y sincero.

De par en par la ventana se abrió como por encanto
Entró el amor con su manto como una tibia mañana
Al son de su bella diana hizo brotar el jazmín
Volando cual serafín al cielo le puso aretes
Mis años en diecisiete los convirtió el querubín.

4 comentários:

Refúgio disse...

André, entre em contato comigo urgente!
Beijos
Makely

Anônimo disse...

André...toda sexta feira fazemos um encontro das 10 as 12 e fizemos duplas que irão conduzir uma aula...essa semana eu e a japa fizemos uma aula (chama horario verde) e usamos a sua musica do lavoura...não deu outra...uma choradeira só...
sentimos muito a sua falta, mas não sei se o mesmo acontece com vc uma vez que vc n responde meus comentários no seu blog neh?! (sim!! isso é uma bronca)!! rsss...estou de cabelos curtos...bem curtos..ta diferente hehehe
saudades guri!
beijos fica com Deus!

Larissa Ballarotti disse...

Oi André!! Nao vai responder meu e-mail não, seu baranguinho?! To com saudade grande... Viu, vi uma coisa no site do ccsp, as inscrições do masculino vao até 31 de maio, posso ligar la pra coletar informações! Vc sabe quando volta pro Brasil!? Beijossss !!!!!

Anônimo disse...

Querido, finalmente consegui parar um pouco e entrar aqui pra ter notícias suas. Que foto linda essa do "bailado"! Vê-se o bailarino no qual vc se transformou... Adorei o blog, adoro você, adoro sua coragem, sua dança, sua veracidade! E é isso aí, meu velho, "Gente é pra brilhar e não pra morrer de fome"! Saudades... GRANDE BEIJO!